• 22/11/2021 05:03:57
  • Cyberbullying é crime

Cara comunidade capeana,

É com grande alegria que a Equipe Gestora iniciou a campanha contra o Bullying e o Cyberbullying no Colégio de Aplicação (CAp) e a primeira semana foi rica de oportunidades para iniciarmos falar desse tema tão importante para a sociedade e para as relações dentro do próprio colégio. Nosso objetivo é buscar de todas as formas combater esse ciclo que infelizmente já existe, além de buscar também prevenir futuros ataques.

Dessa forma, iniciamos a referida campanha com o lançamento do site http://app.ufac.br/cap/ com imagens, notícias e vídeos de impacto para iniciarmos a sensibilização do tema.

Em seguida criamos o Papo Reto com os alunos dos 5º, 6º, 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental II e os 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Médio, além do Papinho Reto com todas as crianças da Educação Infantil (Pré-II, 1º, 2º, 3º e 4º Anos). Iniciamos com uma palestra dada pelo diretor sobre o tema e em seguida ouvimos os alunos, em uma conversa franca que demonstrou claramente como essa já é uma prática no Cap.

Após essa abordagem inicial, trabalhamos com filmes sobre a temática com todas as turmas: Pré-II e 1º Ano, gravamos um teatrinho intitulado “Jardim de Muitas Flores” e dialogamos sobre respeito; do 2º ao 4º Ano, trabalhamos o vídeo “Que Papo é Esse? Bullying” e já falamos mais direto sobre o tema; nas turmas de 5º Ano e Ensino Fundamental II, fizemos o Cinemando no CAp, com a apresentação do filme “Extraordinário” e para o Ensino Médio o filme “Meninas Malvadas”, que tratam das diversas facetas do Bullying nas comunidades escolares.

A campanha está apenas começando, mas queremos dizer que já estamos felizes e satisfeitos com os resultados alcançados até agora e contamos com todos para que tenhamos êxito total para que essas práticas sejam completamente abolidas do nosso ambiente escolar.

Gratidão à todos,

Carlos Pontes (Diretor) e Equipe Gestora